v. 4 (2022): Janeiro-Dezembro: publicação contínua
Ensaio

Epistemologias e formação humanística. Conceitos preliminares para o seu ensino na Universidade de Nariño, Colômbia

Yesid Niño-Arteaga
University of Nariño
Biografia
Claudia Afanador-Hernández
University of Nariño
Biografia

Publicado 2022-10-20

Palavras-chave

  • Epistemologia,
  • filosofia,
  • pensamento crítico,
  • ciências sociais e humanas

Como Citar

Niño-Arteaga, Y., & Afanador-Hernández, C. (2022). Epistemologias e formação humanística. Conceitos preliminares para o seu ensino na Universidade de Nariño, Colômbia. Puriq, 4, e391. https://doi.org/10.37073/puriq.4.391

Métricas alternativas

Resumo

Neste artigo de reflexão, buscamos investigar algumas características da epistemologia em relação à educação humanística. Através disso a pesquisa bibliográfica e do questionamento que o ensaio possibilita, alguns itens são descritos como a aparente singularidade do pensamento epistémico, em seguida são descritas propriedades desde o filosófico acerca de um sujeito epistêmico e dos problemas que ele enfrenta a evolução da questão do conhecimento no século XXI. No próximo item é apresentada uma exploração sobre o monismo, dualismo e pluralismo epistemológicos. O artigo conclui que pode ser problemático afirmar uma única perspectiva de conhecimento em vez de sua abertura e multiplicidade como uma abertura ao sentido da ética e da interculturalidade é importante tanto para ele estudo como para seu ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Albó, X. (2009). Suma Qamaña = El Buen Convivir. Revista Obets, 25–40.
  2. Aristóteles. (2015). Metafísica. Austral.
  3. Bataille, G. (2007). La parte maldita y apuntes inéditos. Las Cuarenta.
  4. Dussel, E. (2020). Filosofías del sur. Katz.
  5. Fernández-Bujarrabal, P. (2014). El relativismo epistemológico y la garantía del conocimiento científico. Una justificación empirista y neopragmatista después de Quine y Rorty. (Tesis doctoral). Universidad Complutense de Madrid.
  6. Feyerabend, P. (2018). Adiós a la razón. Tecnos.
  7. Flores Gutiérrez, M., Quispe Arroyo, A. y Gutiérrez Gómez, E. (2021). Problemas Gnoseológicos en el pensamiento andino. Una indagación etnográfica y hermenéutica. Apuntes Universitarios, 11(3), 96–113. https://doi.org/10.17162/au.v11i3.696.
  8. Gabriel, M. (2019). El sentido del pensamiento. Pasado y Presente.
  9. Gabriel, M. (2016). Yo no soy mi cerebro. Filosofía de la mente para el siglo XXI. Pasado y presente.
  10. Gabriel, M. (2015). Por qué el mundo no existe. Pasado y Presente.
  11. Gabriel, M. (2010). Finitud y yo absoluto: La crítica de Heidegger a Fichte. Topicos, (19). https://doi.org/10.14409/topicos.v0i19.7521.
  12. García, R. (2006). Epistemología y teoría del conocimiento. Salud Colectiva, 2(2), 113. https://doi.org/10.18294/sc.2006.60.
  13. Harman, G. (2016). El objeto cuádruple. Una metafísica de las cosas después de Heidegger. Anthropos.
  14. Heidegger, M. (2011). Posiciones metafísicas fundamentales del pensamiento occidental. Herder.
  15. Jaramillo, L. 2003. ¿Qué es epistemología? Cinta moebio, 18 (0), https://www.redalyc.org/pdf/101/10101802.pdf.
  16. Kenny, A. (2018). Breve historia de la filosofía occidental. Paidós.
  17. Korol, C. (2019). Feminismos territoriales: hacia una pedagogía feminista. Quimantú.
  18. Lecourt, D. (1987). Para una crítica de la epistemología. Siglo XXI.
  19. Leff, E. (2020). El conflicto de la vida. Siglo XXI.
  20. Marí, E. (1991). Elementos de epistemología comparada. Punto Sur.
  21. Marion, J. (2012). Cuestiones cartesianas. Prometeo.
  22. Martínez, A. & Ríos, F. (2006). Los conceptos de Conocimiento, Epistemología y Paradigma como base diferencial en la orientación metodológica del Trabajo de Grado. Cinta de Moebio. 25.
  23. Meillassoux, Q. (2018). Después de la finitud. Ensayo sobre la necesidad de la contingencia. Caja Negra.
  24. Mora, R. (2022). El rechazo de Bunge a Hegel, Husserl y Heidegger y su relación con el negacionismo. Revista Filosofía UIS, 21(1), 83–101. https://doi.org/10.18273/revfil.v21n1-2022005.
  25. Nancy, J. (2015). Un pensamiento finito. Anthropos.
  26. Niño Y. (2020). Aportes de la filosofía al pensamiento crítico. ¿La educación como liberación? Una respuesta a partir de Nietzsche, Freire y Zuleta. Hallazgos, 17(34), 185-208. https://doi.org/10.15332/2422409x.4884.
  27. Rojas, J. (2019). Giro epistemológico, giro ético. Más allá del racionalismo de Descartes y del pragmatismo de Richard Rorty. Revista de Psicología GEPU, 10 (2), 224-239. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8121125.
  28. Santos, B. (2020). La cruel pedagogía del virus. CLACSO.
  29. Santos, B. (2019). El fin del imperio cognitivo. Trotta.
  30. Soto, G. (2007). Filosofía medieval. UPN.
  31. Tintaya, P. (2014). Sentido de convivencia y construcción de saberes válidos. Revista de Investigacion Psicologica, (12), 31-57. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2223-30322014000200003&lng=es&tlng=es.
  32. Viveiros de Castro, E. (2010). Metafísicas caníbales. Katz.
  33. Zóller, G. (2018). Filosofía sistemática de la libertad Kant y Fichte en comparación crítica. Tópicos (México), (55), 251 -274. https://doi.org/10.21555/top.v0i55.896.