Funcionamento familiar e auto-conceito em adolescentes de uma unidade educativa em Guaranda (Ecuador)
Publicado 2024-10-09
Palavras-chave
- funcionamento familiar,
- auto-conceito,
- adolescentes
Como Citar
Copyright (c) 2024 Marcelo Zamir Del Salto-Martínez, Ana Elizabeth Jaramillo-Zambrano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
O objetivo desta investigação foi analisar a relação entre o funcionamento familiar e o autoconceito dos adolescentes de uma unidade educativa da cidade de Guaranda, no Equador. Com base em pesquisas anteriores e observações preliminares na instituição, considerou-se que a disfuncionalidade no núcleo familiar limita o verdadeiro potencial dos adolescentes. A metodologia baseou-se no paradigma pós-positivista, é quantitativa, descritiva e correlacional, de âmbito não experimental e transversal. Foram utilizados o Questionário de Perceção do Funcionamento Familiar e a Ficha de Auto-Conceito 5. Participaram do estudo 372 estudantes entre 15 e 19 anos, do segundo e terceiro anos do ensino médio, sendo 56,2% do sexo feminino e 43,8% do sexo masculino. Obtiveram-se pontuações moderadas tanto para o funcionamento familiar como para o auto-conceito. Obteve-se uma correlação positiva moderada (r=0,422; p: 0,01), o que permite concluir que quanto maior o funcionamento familiar, maior o autoconceito dos adolescentes.
Downloads
Referências
- Asociación Americana de Psicología. (2010). Principios éticos de los psicólogos y código de conducta. Práctica de Investigación: La Psicología en el Ámbito Jurídico. Reflexiones Ético-Clínicas a Través de Un Estudio Cualitativo de Casos. 1-16.
- Bassante Arcentales, A. M., & Campodónico, N. (2024). Funcionamiento Familiar en el desarrollo psicológico de la infancia: Una revisión sistemática. ULEAM Bahía Magazine (UBM), 5(8). https://doi.org/10.56124/ubm.v5i8.0010
- Bayas-Méndez, J. V. (2022). Análisis del autoconcepto de adolescentes en relación al género. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 6(1), 1810-1820. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i1.1611
- Buitrago Bonilla, R. E., & Sáenz Salcedo, N. Y. (2021). Autoimagen, Autoconcepto y Autoestima, Perspectivas Emocionales para el Contexto Escolar. Educación y Ciencia, 25, e12759. https://doi.org/10.19053/0120-7105.eyc.2021.25.e12759
- Carrillo-Ramírez, E., Pérez-Verduzco, G., Laca-Arocena, F. A., & Luna-Bernal, A. C. A. (2020). Inteligencia emocional percibida y autoconcepto en adolescentes estudiantes de bachillerato. Revista de Educación y Desarrollo, 55, 33-40.
- Cassinda, M. D., Angulo-Gallo, L., Guerra-Morales, V., Louro-Bernal, I., & Martínez-González, E. (2016). Estructura factorial, confiabilidad y validez de la prueba de percepción del funcionamiento familiar en adultos angolanos. Revista Cubana de Medicina General Integral, 32(4), 1-8.
- Castro, R., Vargas, E., & García, J. (2021). El autoconcepto del adolescente, su relación con la comunicación familiar y la violencia escolar. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(1), 1-15. https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2570
- Cazalla-Luna, N., & Molero, D. (2013). REVISIÓN TEÓRICA SOBRE EL AUTOCONCEPTO Y SU IMPORTANCIA EN LA ADOLESCENCIA. Revista electrónica de investigación y docencia (REID), 10. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5449648
- Chacón-Cuberos, R., Ramírez-Granizo, I., Ubago-Jiménez, J. L., & Castro-Sánchez, M. (2020). Autoconcepto multidimensional en estudiantes universitarios según factores sociales y académicos. Journal of Sport and Health Research, 12(Supl 2), 107-116.
- Chávez-Becerra, M., Castillo-Nava, P., Méndez-Lozano, S. M., & Flores-Tapia, M. de los Á. (2020). El autoconcepto en universitarios y su relación con rendimiento escolar. Revista de Educación y Desarrollo, 53(1), 37-47.
- Checa, V. S., Orben-Mendoza, M. M., & Zoller-Andina, M. J. (2019). Funcionalidad familiar y desarrollo de los vínculos afectivos en niños con problemas conductuales de la Fundación “Nurtac” en Guayaquil, Ecuador. Academo (Asunción), 6(2), 149-163. http://dx.doi.org/10.30545/academo.2019.jul-dic.5
- Córdova-Delgado, M., Curro-Urbano, O., Pastor Ramírez, N., Lizarbe Alache, L., Puza-Mendoza, G., Guevara-Saravia, M., & Oyola-García, A. (2024). Autoconcepto académico relacionado al funcionamiento y comunicación familiar en tiempos de Covid19 en estudiantes de una universidad pública. Revista Médica Panacea, 12(3), 95-103. https://doi.org/10.35563/rmp.v12i3.550
- Dávila-Pontón, Y., Vélez-Calvo, X., Peñaherrera-Vélez, Ma. J., & Sparer, A. (2024). Funcionamiento familiar en jóvenes con intento de suicidio en Cuenca (Ecuador). Psicología y Salud, 34(2), 235-243. https://doi.org/10.25009/pys.v34i2.2905
- Diaz Dumont, J. R., Ledesma Cuadros, M. J., Diaz Tito, L. P., & Tito Cárdenas, J. V. (2020). Importancia de la familia: Un análisis de la realidad a partir de datos estadísticos. Horizonte de la Ciencia, 10(18), 1-13. https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2020.18.416
- Espinoza-García, A., & Cuesta Izquierdo, M. (2023). Autoconcepto y estilos de socialización parental según grupos socioeconómicos en adolescentes chilenos. Suma Psicológica, 30(2), 64-72. https://doi.org/10.14349/sumapsi.2023.v30.n2.7
- Esteves Villanueva, A. R., Paredes Mamani, R. P., Calcina Condori, C. R., & Yapuchura Saico, C. R. (2020). Habilidades Sociales en adolescentes y Funcionalidad Familiar. Comuni@cción: Revista de Investigación en Comunicación y Desarrollo, 11(1), 16-27. https://doi.org/10.33595/2226-1478.11.1.392
- Estrada Araoz, E., & Mamani, H. (2020). Clima social familiar y autoconcepto en estudiantes de una institución educativa estatal. Revista Científica de Ciencias de la Salud, 13(1), 37-43. https://doi.org/10.17162/rccs.v13i1.1344
- García, F., & Musitu, G. (2014). Autoconcepto Forma 5 (3ra ed). TEA.
- Hinostroza-Azúa, P. A., & Lima-Rojas, D. (2023). RELACIÓN ENTRE FUNCIONALIDAD FAMILIAR Y ANSIEDAD ESTADO-RASGO EN ADOLESCENTES. CHAKIÑAN, REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES Y HUMANIDADES, 20, 112-124. https://doi.org/10.37135/chk.002.20.06
- Ibarra-Aguirre, E. (2020). Tiempo con los amigos y la familia y el autoconcepto social y familiar durante la adolescencia. Revista de Psicología y Ciencias del Comportamiento de la Unidad Académica de Ciencias Jurídicas y Sociales, 11(1), 77-91. https://doi.org/10.29059/rpcc.20200617-104
- Jaimes-Valencia, M. L., Saavedra-Rey, Y., Rincón-Pabón, L. T., Argüello-Duarte, J. F., Fajardo-Natez, S., & Piratoba-Hernández, B. (2021). Percepción de los padres acerca del estado de salud y bienestar de sus hijos adolescentes de 15 a 18 años. MedUNAB, 24(2), 203-219. https://doi.org/10.29375/01237047.3738
- Llanca-Sánchez, B. B., & Armas-Zambrano, N. (2020). Clima social familiar y autoconcepto en adolescentes de una institución educativa de Lima Norte. CASUS. Revista de Investigación y Casos en Salud, 5(1), 26-33. https://doi.org/10.35626/casus.1.2020.245
- López-Larrosa, S., & Periscal, C. (2022). El Conflicto entre los Padres, la Seguridad Emocional y el Autoconcepto de los Adolescentes. Psicología Educativa, 28(2), 185-193. https://doi.org/10.5093/psed2021a17
- Malca-Romero, A., & Rivera-Jiménez, L. (2019). Clima social familiar ¿Qué relación tiene con el autoconcepto en adolescentes del Callao? CASUS. Revista de Investigación y Casos en Salud, 4(2), 120-129. https://doi.org/10.35626/casus.2.2019.208
- Martín, M. de L., Contini, E. N., & Lacunza, A. B. (2021). Acerca del autoconcepto en adolescentes de escuelas secundarias. Un análisis en contextos vulnerables. Cuadernos de la Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, 59, 251-274.
- Mathew, A., Saradamma, R., Krishnapillai, V., & Muthubeevi, S. B. (2021). Exploring the Family factors associated with Suicide Attempts among Adolescents and Young Adults: A Qualitative Study. Indian Journal of Psychological Medicine, 43(2), 113-118. https://doi.org/10.1177/0253717620957113
- Morales-Quizhpi, J., Palacios-Madero, M.-D., Conforme-Zambrano, E., & Arpi-Peñaloza, N. (2021). Autoconcepto del adolescente según sus características sociodemográficas y de los progenitores. MASKANA, 12(1), 16-25. https://doi.org/10.18537/mskn.12.01.02
- Ordóñez Azuara, Y., Gutiérrez Herrera, R. F., Méndez Espinoza, E., Alvarez Villalobos, N. A., Lopez Mata, D., & De La Cruz De La Cruz, C. (2020). Asociación de tipología familiar y disfuncionalidad en familias con adolescentes de una población mexicana. Atención Primaria, 52(10), 680-689. https://doi.org/10.1016/j.aprim.2020.02.011
- Ortega Veitía, T. O., de la Cuesta, D., & Días Retureta, C. (1999). PROPUESTA DE UN INSTRUMENTO PARA LA APLICACIÓN DEL PROCESO. Revista Cubana de Enfermería, 15(3), 164-168.
- Perales-Garza, C. Y. (2021). Aportaciones sobre el autoconcepto y autoestima. Nunca es tarde para aceptarse. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(spe4). https://doi.org/10.46377/dilemas.v8i.2823
- Pilco-Albán, V. M., & Jaramillo-Zambrano, A. E. (2023). FUNCIONALIDAD FAMILIAR Y SU RELACIÓN CON LA AUTOESTIMA EN ADOLESCENTES DE LA CIUDAD DE AMBATO. CHAKIÑAN, REVISTA DE CIENCIAS SOCIALES Y HUMANIDADES, 21, 110-123. https://doi.org/10.37135/chk.002.21.07
- Portillo Peñuelas, S. A., & Flores Hernández, G. T. (2021). Propiedades psicométricas del instrumento AF-5 en el estudiantado normalista. Revista de Psicología y Ciencias del Comportamiento de la Unidad Académica de Ciencias Jurídicas y Sociales, 12(1), 19-28. https://doi.org/10.29059/rpcc.20210615-128
- Pulido Guerrero, E. G., Redondo Marín, M. P., Lora Carrillo, L. J., & Jiménez Ruiz, L. K. (2023). Medición del Autoconcepto: Una Revisión. Psykhe (Santiago), 32(1), 1-14. https://doi.org/10.7764/psykhe.2020.22389
- Quijano Marin, S. M. (2022). Influencia del funcionamiento familiar en la conducta de los adolescentes. Una revisión de la literatura científica (2017- 2021). Revista Ecuatoriana de Psicología, 5(12), 81-92. https://doi.org/10.33996/repsi.v5i12.73
- Quintero Gutiérrez, K. T. (2020). Importancia del Autoconcepto para la Construcción del Conocimiento. Revista Scientific, 5(16), 319-333. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2020.5.16.17.319-333
- Romero Farías, Á. D., & Giniebra Urra, R. (2022). Funcionalidad familiar y autoestima en adolescentes durante la pandemia por COVID-19: Family functionality and self-esteem in adolescents during the COVID-19 pandemic. Revista PSIDIAL: Psicología y Diálogo de Saberes. ISSN: 2806-5972, 1(1), 1-18. https://doi.org/10.33936/psidial.v1i1.4302
- Serna-Arbeláez, D., Terán-Cortés, C. Y., Vanegas-Villegas, A. M., Medina-Pérez, Ó. A., Blandón-Cuesta, O. M., & Cardona-Duque, D. V. (2020). Depresión y funcionamiento familiar en adolescentes de un municipio de Quindío, Colombia. Revista Habanera de Ciencias Médicas, 19(5), e3153.
- Tacca Huamán, D. R., Cuarez Cordero, R., & Quispe Huaycho, R. (2020). Habilidades sociales, autoconcepto y autoestima en adolescentes peruanos de educación secundaria. International Journal of Sociology of Education, 9(3), 293-324. https://doi.org/10.17583/rise.2020.5186
- Urdiales Ibarra, M. E., & Segura Arévalo, M. L. (2020). AUTOESTIMA Y FUNCIONALIDAD FAMILIAR EN ESTUDIANTES DE BACHILLERATO. Presencia Universitaria, 7(14), 38-45. https://doi.org/10.29105/pu7.14-4
- Valdiviezo Verdezoto, C. Y., & Lara-Machado, J. R. (2021). Influencia del funcionamiento familiar y bienestar psicológico en padres de familia ecuatorianos. Revista Médica Electrónica, 43(4), 987-1000.
- Zambrano Moreira, J. A., & Mayo Parra, I. (2022). Efectos del funcionamiento familiar en la adolescencia: Una revisión sistemática. MQRInvestigar, 6(4), 03-23. https://doi.org/10.56048/MQR20225.6.4.2022.03-23