Histórias de estratégia didática em áudio para o desenvolvimento de hábitos de leitura
Publicado 2024-08-14
Palavras-chave
- estratégia,
- hábitos de leitura,
- leitura,
- lendas
Como Citar
Copyright (c) 2024 Gloria Estefania Haro-Guanin, Abrahan Mora-Pérez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Métricas alternativas
Resumo
A pesquisa surge da escassez de hábitos de leitura entre crianças no nível inicial na Unidade Educacional Jorge Álvarez. Os estudantes evitam o canto literário, demonstrando desinteresse na infraestrutura e nos livros, que frequentemente estão desatualizados ou não são atrativos para eles. Propõe-se contribuir com uma estratégia didática baseada no uso de audiocuentos para promover a leitura. Adota-se uma perspectiva qualitativa apoiada no método indutivo. O estudo envolveu professores tutores, cujas respostas foram coletadas por meio de uma entrevista aberta, e uma análise de conteúdo foi conduzida.
Os resultados obtidos demonstram que os professores aplicam técnicas de animação à leitura. No entanto, a estratégia "conta-me uma história", utilizando audiocuentos baseados em lendas, mitos locais e adaptações de contos tradicionais com linguagem baseada em seu contexto étnico, ajuda a despertar maior interesse e motivação nas crianças da educação inicial.
Downloads
Referências
- Ayala, R. S. (2009). Cambia tus hábitos, cambia tu vida: Descubre cómo cambiar tus hábitos, detonar tu potencial y llevar una vida plena y productiva. Taller del Éxito.
- Briones-Quiroz, J. y Gómez-Mieles, V. (2022). Estrategia educativa para fomentar hábitos de lectura en niños de tres a cinco años. Revista Científica Multidisciplinaria Arbitrada YACHASUN, 6(11), 54-74. https://doi.org/10.46296/yc.v6i11.0193
- Camizán García, H., Benites, L. y Damián Ponte, I. F. (2021). Estrategias de aprendizaje. TecnoHumanismo, 1(8), 1-20. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8179006
- Chávez Delgado, M. E., González Vergara, S. y Sepúlveda López, F. (2022). Revisión sistemática de literatura sobre programas de intervención en habilidades de lectura inicial. Páginas de Educación, 15(2), 98-127. https://doi.org/10.22235/pe.v15i2.2775
- Chica Rosales, M. J., Valenzuela Saltos, S. M., Casimansa Palma, F. A. y Alemán-Franco, A. N. (2022). La importancia de fomentar hábitos de lectura en estudiantes de segundo a séptimo grado para mejorar su comprensión lectora. Polo del Conocimiento: Revista científico - profesional, 7(8 (AGOSTO 2022)), 3327-3343. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9042872
- Cruz Gimeno, M. J. (2014). La lectura al amparo de la LOMCE: El Plan Lector. Forum Aragón: revista digital de FEAE-Aragón sobre organización y gestión educativa, 12, 37-41. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4754485
- Del Valle, M. J. (2012). Variables que inciden en la adquisición de hábitos de lectura de los estudiantes. Dirección General de Evaluación e Investigación Educativa. https://www.mineduc.gob.gt/digeduca/documents/investigaciones/habitos-lectura.pdf
- Fiestas Martínez, C. (2021). Audio Cuentos para mejorar la comprensión lectora en niños de segundo grado en el contexto de educación remota- San José, 2021 [Universidad Católica Santo Toribio de Mogrovejo]. https://tesis.usat.edu.pe/bitstream/20.500.12423/3550/1/TIB_FiestasMartinezCelinaElizabeth.pdf
- Guerrero-Azpeitia, L. A. (2023). Trayectorias sociales de profesores y la formación de valores en estudiantes universitarios. Puriq, 5, e472. https://doi.org/10.37073/puriq.5.472
- Iza Dorronsoro, L. (2006). El plan de lectura en los centros de Educación Infantil y Primaria. Gobierno de Navarra. https://www.educacion.navarra.es/documents/713364/714655/elplandelectura.pdf/4cacb098-4adb-40fe-9d96-6a7f4260b126
- León Ordoñez, N. (2021). Estrategias y recursos didácticos para mejorar la comprensión lectora en los estudiantes de tercer año de la escuela de Educación General Básica Manuela Cañizares en el período 2019-2020 [Universidad Politécnica Saleciana]. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/20252/4/UPS-CT009122.pdf
- Mayanza, L. y Mora, A. (2022). Sabiduría andina chakana y sus colores, una herramienta didáctica para la educación intercultural bilingüe. Diálogo Andino, 67, 99-111. https://doi.org/10.4067/S0719-26812022000100099
- MINEDUC. (2022). Innovación educativa. Don Bosco. https://recursos.educacion.gob.ec/innovacion-educativa/
- MINEDUC. (2023). Lineamientos para orientar la selección de libros de lectura para el Plan lector de estudiantes y docentes. Gobierno del Ecuador. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2023/06/lineamientos-conformacion-plan-lector-institucional.pdf
- Moreira Suasti, G. A. y Carrión Mieles, J. E. (2021). Recursos digitales para fomentar la animación lectora en los estudiantes de la básica elemental: Español. Sinapsis: La revista científica del ITSUP, 2(20), 2. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8474709
- Ojeda, N., Morel, M., Álvarez, P., de Isasi, E. T., Escobar, K., Valiente, T., Villalba, C., Recalde, J. y Bernal, N. (2021). Guía para trabajar los audiocuentos aplicando DUA Primera Infancia. UNICEF. https://www.unicef.org/paraguay/media/6521/file/Gu%C3%ADa%20para%20trabahttps://repositorio.uniautonoma.edu.co/bitstream/handle/123456789/734/T%20P-M%20243%202022.pdf?sequence=1&isAllowed=yjar%20los%20audiocuentos%20aplicando%20DUA.pdf
- Orozco-Cazco, G. H., Cabezas-González, M., Martínez-Abad, F. y Abaunza, G. A. (2020). Variables Sociodemográficas que Inciden en las Competencias Digitales delProfesorado Universitario. Chakiñan, Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 12, Article 12. https://doi.org/10.37135/chk.002.12.02
- Paredes Bermeo, E. E. (2020). Importancia del factor lúdico en el proceso enseñanza-aprendizaje [Propuesta de un manual de actividades lúdicas para la asignatura de Estudios Sociales, Universidad Andina Simón Bolívar]. https://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/8119/1/T3508-MINE-Paredes-Importancia.pdf
- Paulette Barberousse, A. y Vargas-Dengo, M.-C. (2019). Animación a la lectura y escritura en la Escuela Finca Guararí: Una experiencia lúdico-creativa desde el proyecto “Construyendo una propuesta de implementación” del Programa Maestros Comunitarios. Revista Electrónica Educare, 23(2), 128-142. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.7
- Reynosa Navarro, E. (2020). Estrategias didácticas para investigación científica: Relevancia en la formación de investigadores. Universidad y Sociedad Revista Científica de la Universidad de Cienfuegos, 12(1), 259-266. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v12n1/2218-3620-rus-12-01-259.pdf
- Riascos Balanta, L. K. (2021). El Audio Cuento como Estrategia Pedagógica para la Recuperación de la Oralidad y los Saberes tradicionales Afrodescendientes en estudiantes de primero y cuarto grado de primaria de la Institución Educativa Agrícola Justiniano Ocoró Sede Escuela Mixta Urbana Bella del Municipio de Timbiquí Cauca. [Licenciatura en Educación para la Primera Infancia, Corporación Universitaria Autónoma del Cauca]. https://repositorio.uniautonoma.edu.co/bitstream/handle/123456789/734/T%20P-M%20243%202022.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Ripalda, V., Macías, J. y Sánchez Mata, M. (2020). Rincón de lectura, estrategia en el desarrollo del lenguaje. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 4(14), 127-138. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2616-79642020000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es
- Rondón, F. E. (2018). Beneficios de leer cuentos a nuestros niños. El Aula, vivencias y reflexiones, 71, 193-196. http://www.saber.ula.ve/bitstream/handle/123456789/44884/art14.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Santamaría Chávez, E. F. y Vega Intriago, J. O. (2022). La motivación en el aprendizaje de la lectura en los estudiantes. Revista EDUCARE - UPEL-IPB - Segunda Nueva Etapa 2.0, 26(Extraordinario), Article Extraordinario. https://doi.org/10.46498/reduipb.v26iExtraordinario.1641
- Silva Gonçalves, M. C. (2022). Educação Contemporânea (1a Edición, Vol. 38). Belo Horizonte. https://www.academia.edu/78322882/Educa%C3%A7%C3%A3o_Contempor%C3%A2nea_38
- Tuapanta Yanchatuña, M. F. T. (2023). El Audio cuento en el desarrollo de la conciencia fonológica en los niños del nivel preparatorio. [Universidad Técnica de Ambato]. https://repositorio.uta.edu.ec/bitstream/123456789/39058/1/TESIS%20FINAL_TUAPANTA%20MAR%C3%8DA-signed-signed-signed.pdf