v. 1 n. 01 (2019): PURIQ (janeiro-junho)
Artigos

Clima familiar e desempenho acadêmico em estudantes do Centro de Idiomas da Universidade Nacional José María Arguedas - Andahuaylas 2018

Yolanda Aroquipa Durán
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia
Reynaldo Sucari León
Universidad Nacional Autónoma de Huanta
Biografia

Publicado 2019-07-05

Palavras-chave

  • Centro de idiomas,
  • clima familiar,
  • desempenho acadêmico

Como Citar

Aroquipa Durán, Y., & Sucari León, R. (2019). Clima familiar e desempenho acadêmico em estudantes do Centro de Idiomas da Universidade Nacional José María Arguedas - Andahuaylas 2018. Puriq, 1(01), 57–67. https://doi.org/10.37073/puriq.1.01.12

Métricas alternativas

Resumo

O objetivo fundamental da pesquisa foi determinar a relação que existe entre o clima familiar e o desempenho acadêmico dos estudantes deste centro de estudos, que foi orientado pela hipótese geral de que existe uma relação direta e significativa entre o clima familiar e o desempenho acadêmico dos estudantes do Centro de Idiomas da Universidade Nacional José María Arguedas de Andahuaylas em 2018. É uma pesquisa básica, nível descritivo e desenho transversal não experimental, no qual o método científico e estatístico foi utilizado para alcançar os resultados esperados, o estudo considerou uma amostra estratificada de 90 estudantes; quantidade determinada por amostragem de probabilidade de uma população de 117 estudantes matriculados no Centro de Idiomas da Universidade Nacional José María Arguedas nos níveis básico e intermediário durante o primeiro semestre acadêmico de 2018. Concluindo que com um nível de significância de 5% se afirma que existe uma forte relação direta e significativa entre o clima familiar e o desempenho acadêmico dos estudantes do Centro de Idiomas da Universidade Nacional José María Arguedas de Andahuaylas, dado que o coeficiente de correlação atinge um valor de 0,778; estabelecendo que, quanto melhor o clima familiar, melhor o desempenho acadêmico dos estudantes com respeito à língua inglesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Begoña, K. (2010) Percepción del clima familiar en toxicómanos. Tiene una influencia importante en todas las esferas de su desarrollo personal y social. Universidad de Cadiz, España.
  2. Benites, L. (1997) Tipos de familia, habilidades, sociales y autoestima en un grupo de Adolescentes en situación de Riesgo. Lima. UPSMP. Revista Cultura Nº 12.
  3. Chávez, C. (2011) tesis: Relación entre clima familiar y rendimiento académico de los estudiantes de la institución educativa “San Martín de Porres” de Yauli,
  4. Huancavelica – 2011. Escuela de Post Grado de la Universidad Nacional de Huancavelica.
  5. Enciclopedia ENCARTA (2009) Programa multimedia. Microsoft.
  6. Estevez, F (2008), Clima familiar, clima escolar y satisfacción con la vida en adolescentes, en la Universidad de Málaga España.
  7. García, C. R. (2005). Habilidades Sociales, Clima Social Familiar y Rendimiento Académico en Estudiantes Universitarios. Liberabit. Revista de Psicología, número 011, Lima, Perú: Universidad de San Martín de Porres.
  8. Gonzales y Pereda (2009) Relación entre el clima social familiar y el rendimiento escolar de los alumnos de la Institución Educativa Nº 86502 “San Santiago” de Pamparomás en el año 2006”. Trujillo, Perú: Escuela Internacional de PostGrado de la Facultad de Educación.
  9. Lumman, P. (2006) Evaluación. Madrid: Ed. Paraninfo.
  10. Ministerio de Educación (2009) Diseño Curricular Nacional. Lima: MINEDU.
  11. Moos, R. H.; Moos, B.S. & Tricket, E.J. (1989) Escala de Clima Social, Familiar y de trabajo en Centros Escolares. Adaptación Española, Manual 3ra Edición, TEA Investigación y Publicaciones Psicológicas: Madrid.
  12. Moreno, C. (2009) Relación entre el clima familiar y el clima escolar: el rol de la empatía, la actitud hacia la autoridad y la conducta violenta en la adolescencia. Universidad de Valencia, España.
  13. Novaez, M. (1986) Psicología de la actividad escolar. México: Ed. Iberoamericana.
  14. Palomino, A. (2002) Familia y autoestima. Barcelona: Ariel.
  15. Peñaloza, W. (2004) La educación integral. México: Ed. Iberoamericana.
  16. Rosales (2013) La Percepción del Clima Familiar en Adolescentes Miembros de Diferentes Tipos de Familias. Universidad Autónoma de México.
  17. Sloninsky, T. (1962). Familia y Relaciones Humanas. Buenos Aires. Ed. Ameba.
  18. Solier, E. (2008) Evaluación contemporánea. Madrid: Ed. Paraninfo.
  19. Suárez, T. (1998) Familia. Buenos Aires, Argentina: Ed. Ameba.