v. 2 n. 3 (2020): PURIQ (setembro-dezembro)
Artigos

Violência escolar e níveis de aprendizagem em uma instituição pública de ensino em Puerto Maldonado

Edwin Gustavo Estrada Araoz
Amazon National University of Madre de Dios
Biografia
Helen Juddy Mamani Uchasara
Amazon National University of Madre de Dios
Biografia

Publicado 2020-07-19

Palavras-chave

  • Violência escolar,
  • níveis de aprendizagem,
  • educação primária

Como Citar

Estrada Araoz, E. G., & Mamani Uchasara, H. J. (2020). Violência escolar e níveis de aprendizagem em uma instituição pública de ensino em Puerto Maldonado. Puriq, 2(3), 165–175. https://doi.org/10.37073/puriq.2.3.86

Métricas alternativas

Resumo

O objetivo era estabelecer a relação entre a violência escolar e os níveis de aprendizagem dos alunos do quinto ciclo de uma instituição pública de ensino em Puerto Maldonado. A abordagem de pesquisa foi quantitativa, não-experimental e de nível relacional. Os instrumentos de coleta de dados foram o Teste AVE e o Relatório Consolidado de Avaliação. Os resultados indicam que existe uma relação inversa e significativa entre a violência escolar e os níveis de aprendizagem (rs= -0,297; p=0,021<0,05). Concluiu-se que altos níveis de violência escolar estão relacionados a baixos níveis de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

  1. Ahón, M. (2017). El acoso escolar y el rendimiento académico en el área de persona, familia y relaciones humanas en los estudiantes de secundaria de una Institución educativa, Paiján – 2017. (Tesis de posgrado). Universidad César Vallejo, Trujillo, Perú. Recuperado de http://repositorio.ucv.edu.pe/handle/UCV/18508
  2. Alayo, M. y Pinedo, K. (2016). Bullying y rendimiento académico en el área de comunicación y matemática en los estudiantes de quinto y sexto grado de primaria de una I.E. de Huaycán, 2015. (Tesis de pregrado). Universidad Peruana Unión, Lima, Perú. Recuperado de http://repositorio.upeu.edu.pe/handle/UPEU/179
  3. Ayala, M. (2015). Violencia escolar: un problema complejo. Ra Ximhai, 11(4), 493-509. Recuperado de http://revistas.unam.mx/index.php/rxm/article/view/71358
  4. Bisquerra, R. (2009). Metodología de la Investigación Educativa. (2a Ed.). Madrid: La Muralla S.A.
  5. Calle, F., Matos, P. y Orozco, R. (2017). El círculo de la violencia escolar en el Perú: hogares, escuela y desempeño educativo. Lima: PUCP. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/MINEDU/5756
  6. Cerna, M. (2016). Nivel de logro de aprendizaje en el área de matemática de los y las estudiantes del IV ciclo de educación básica regular de la Institución Educativa N° 32385 “Virgen de Fátima”, distrito de Ilata, provincia de Huamalíes, región Huánuco, año 2015. (Tesis de pregrado). Universidad Católica los Ángeles de Chimbote, Ancash, Perú. Recuperado de http://repositorio.uladech.edu.pe/handle/123456789/2419
  7. Cid, P., Díaz, A., Pérez, M., Torruella, M. y Valderrama, M. (2008). Agresión y violencia en la escuela como factor de riesgo del aprendizaje escolar. Ciencia y Enfermería, 14(2), 21-30. doi: 10.4067/S0717-95532008000200004
  8. Eljach, S. (2011). Violencia escolar en América Latina y el Caribe: Superficie y fondo. Panamá: UNICEF. Recuperado de http://hdl.handle.net/123456789/1101
  9. Estrada, E. y Mamani, H. (2019). La agresividad y los niveles de logro de los estudiantes del sexto grado de la Institución Educativa “Aplicación Nuestra Señora del Rosario” de Puerto Maldonado. Revista Perspectiva, 20(3), 338-34. doi: 10.33198/rp.v20i3.00047
  10. Hernández, R. Fernández, C. y Baptista, P. (2014) Metodología de la Investigación. (6taed.). México: Mc Graw-Hill.
  11. Jiménez, T. y Lehalle, H. (2012). La Violencia Escolar entre Iguales en Alumnos Populares y Rechazados. Psychosocial Intervention, 21(1), 77-89. doi: 10.5093/in2012v21n1a5
  12. Martínez, S. (2019). La violencia escolar y su relación con el rendimiento académico en estudiantes de primero de secundaria de las Unidades Educativas Fiscales del Macrodistrito 7 – Centro, de la ciudad de La Paz. (Tesis de grado). Universidad Mayor de San Andrés, La Paz, Bolivia. Recuperado de http://repositorio.umsa.bo/xmlui/handle/123456789/22514
  13. Mateo, M. (2017). La Autoestima y el Nivel de Logros de Aprendizaje en Matemática en el Segundo Grado de Secundaria de la Institución Educativa Particular Mentor de San Juan de Lurigancho- Lima. (Tesis de posgrado). Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle, Lima, Perú. Recuperado de http://repositorio.une.edu.pe/handle/UNE/1275
  14. Ministerio de Educación (2009). Diseño curricular nacional de Educación Básica Regular. Lima: MINEDU. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/3738
  15. Ministerio de Educación (2016). Currículo nacional de la educación básica. Lima: MINEDU. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/4551
  16. Ministerio de Educación (2018). Protocolos para la atención de la violencia escolar. Lima: MINEDU. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/MINEDU/5891
  17. Ministerio de Educación (2019). Sistema Especializado en reporte de casos sobre Violencia Escolar - SíseVe. Informe 2013- 2018. Lima: MINEDU. Recuperado de http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/MINEDU/6670
  18. Morcillo, B. (2012). La violencia escolar y su influencia sobre el rendimiento académico. (Tesis de posgrado). Universidad Internacional de La Rioja, La Rioja, España. Recuperado de https://reunir.unir.net/handle/123456789/628
  19. Pacheco-Salazar, B. (2018). Violencia escolar: la perspectiva de estudiantes y docentes. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 20(1), 112-121. doi: 10.24320/redie.2018.20.1.1523
  20. Piñuel, I. y Oñate, A. (2006). AVE: Acoso y Violencia Escolar. Madrid: Tea Ediciones.
  21. Quispe, J. y Poma, B. (2015). El bullying y el rendimiento académico en los estudiantes de sexto grado de primaria en la institución educativa Francisco Bolognesi N° 2016, UGEL 04, Comas, 2014. (Tesis de pregrado). Universidad Nacional de Educación “Enrique Guzmán y Valle”, Lima, Perú. Recuperado de http://repositorio.une.edu.pe/handle/UNE/525
  22. Sánchez, H., Reyes, C. y Mejía, K. (2018). Manual de términos en investigación científica, tecnológica y humanística. Universidad Ricardo Palma: Lima.
  23. Varela, R., Ávila, M. y Martínez, B. (2013). Violencia escolar: un análisis desde los diferentes contextos de interacción. Psychosocial Intervention, 22(1), 25-32. doi: 10.5093/in2013a4